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Concentração e disciplina regem desempenho dos atletas em treinos e competições

Dá bastante empolgação ao fazer a inscrição para uma travessia aquática, e na hora de começar os treinos em uma academia... Isso dá! O fundamental é se concentrar para manter o foco e alcançar o objetivo inicial.

Dependendo do atleta, a meta é manter um bom condicionamento físico, perder peso, ter bons rendimentos e/ou superar limites. Independente destas situações, tem que ter concentração; e as vontades bem definidas.

Muitas situações do dia-a-dia podem influenciar na tomada de decisões e provocar desvios de conduta comprometedores, como um dia em que se deixa de ir ao treino, ou uma refeição feita em desacordo com a dieta proposta. Esses deslizes podem se transformar no pretexto para que tudo fique para amanhã, e a superação de limites pode ficar cada vez mais difícil de ser conquistada.

Por isso, ter foco e disciplina é a solução para quem decide praticar esportes, e participar de competições.

Também há outras dicas práticas selecionadas pela Canaus Turismo Esportivo, que ajudam a seguir o caminho das metas e ter bons desempenhos. Confira algumas delas:

1. Coma alimentos de fácil digestão, e não deixe de se hidratar durante os treinos.

2. Sempre faça alongamentos, para evitar lesões e reduzir tensões musculares.

3. Se for participar de uma prova for ao ar livre, sempre use protetor solar.

4. Informe-se sobre o percurso da prova, horários e entregas de kits.

5. Não deixe para estrear tênis, óculos, toucas e maiô ou sunga no dia da prova. Use trajes e acessórios já amaciados, confortáveis, e que permitam um bom desempenho durante a prova.

6. Saia de casa com bastante antecedência, prevendo a possibilidade de haver imprevistos no caminho e até na chegada ao local, especialmente se ainda for preciso retirar o kit.

7. Não comece a prova com um ritmo muito forte para não se cansar logo. O ideal é encontrar uma velocidade média, e aumentar o ritmo em apenas alguns momentos em que as condições estejam melhores.

8. Na natação em águas abertas, não nade em ziguezague. Marque um ponto fixo fora da água, na direção da chegada, e sempre siga essa referência.

9. Faça treinos intercalando braçadas laterais e frontais. As braçadas frontais também são chamadas de braçadas de orientação, e é importante aproveitá-las para não nadar muito tempo sem orientação de localização.

10. Mantenha a calma e nade com tranquilidade. Terminar a prova com um bom resultado é muito satisfatório, mas o importante mesmo é completar a prova de forma prazerosa. Aproveite para curtir.

 

Para saber mais informações sobre turismo esportivo, maratonas ou provas aquáticas, entre em contato com a nossa equipe .