Canaus - Viagens e Turismo

Canadá: Passado e Presente

No século XV, antes da expansão colonial, o Canadá era habitado por cerca de 300.000 indígenas de culturas muito diversas, que ocupavam todas as regiões do país e eram nômades, viviam da caça, pesca e da agricultura de subsistência.

Durante o século XVI, exploradores franceses e britânicos percorreram a América do Norte e as primeiras colônias foram fundadas no início do século XVII, a partir de assentamentos vinculados ao comércio de peles. Os franceses se estabeleceram ao longo dos rios São Lourenço e Mississippi e às margens dos Grandes Lagos; os britânicos ao redor da Baía de Hudson e ao longo da Costa Atlântica.

Durante o século XVII, a colonização e a atividade econômica se intensificaram e iniciou-se a rivalidade entre as colônias da Nova França e da Nova Inglaterra. Nesta mesma fase, o conflito entre a França e a Grã-Bretanha se transferiu para as colônias e terminou com a vitória britânica. Em 1763, com o Tratado de Paris, a Nova França passou a ser uma colônia britânica. Poucos anos depois, a Grã-Bretanha reconheceu oficialmente o direito civil francês e garantiu a liberdade religiosa e linguística para os francófonos do Canadá.

Em primeiro de julho de 1867, mediante a Ata da América Britânica do Norte, a Grã-Bretanha estabeleceu a Confederação Canadense, ao reunir em uma só nação suas quatro províncias: o Alto Canadá (atualmente Ontário), o Baixo Canadá (hoje Québec), a Nova Escócia e o Novo Brunswick.

A Confederação recebeu o título de Domínio do Canadá, com um governo próprio baseado no sistema britânico. Nos anos seguintes, o Canadá ampliou suas fronteiras até o noroeste, incorporando outras colônias britânicas da América do Norte. Novas províncias e territórios foram se estabelecendo até configurar o Canadá de hoje.

À medida que o Canadá se desenvolveu, incrementou seu prestígio e influência no mundo. Milhares de soldados canadenses combateram nas duas Guerras Mundiais. O Canadá se integrou à Organização das Nações Unidas (ONU) desde sua criação, em 1945, e ofereceu importante apoio a suas operações de manutenção da paz.

Além disso, é membro da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (TLCAN), do G8, do G2O, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da Organização pela Cooperação e Segurança na Europa (OCSE) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), assim como do Commonwealth e da Francofonia.

Fonte: Site do Consulado Geral do Canadá